domingo, 24 de fevereiro de 2008

ENVENENAMENTO

O que acontece:
Medicamentos, plantas, produtos químicos e substâncias corrosivas são principais causadores de envenenamento ou intoxicação, especificamente em crianças.
Os sinais e sintomas mais comuns são queimaduras nos lábios e na boca, hálito com cheiro de subtância ingerida, vômitos, alteração da pulsação, perda de consciência, convulsões e eventualmente parada cárdio-respiratória.

O que não fazer:
Se a vítima estiver inconciênte, não provoque vômito.
Não induza o vômito se a substância ingerida for corrosiva ou derivada do petróleo (removedor, gasolina, querosene, polidores, ceras, aguarrás, thinner, graxas, amônia, soda cáustica, água sanitária, etc).
Estes produtos causam queimaduras quando ingeridos e podem provocar novas queimaduras durante o vômito ou liberar gases tóxicos para os pulmãos.

O que fazer:
Se possível, indentifique o tipo de veneno ingerido e a quantidade.
Se a vítima estiver consciente, induza vômitos se o agente tóxico for medicamentos, plantas, comida estragada, álcool, bebidas alcoólicas, cosméticos, tinta, fósforo, naftalina, veneno para ratos ou água oxigenada.

Observação:
A indução ao vômito é feita através de uma colher de sopa de xarope de ipeca e um copo de água, ou estimulando a garganta com dedo.
Se a pessoa estiver inconciente ou tendo convulsões, não induza ao vômito. Aplique, se necessário,a respiração cárdio-pulmonar e procure socorro médico imediato.

Nenhum comentário: