sábado, 23 de fevereiro de 2008

QUEIMADURAS

A pele é a nossa barreira natural de proteção contra os mais variados agente agressores, como microorganismos, agentes físicos e químicos.
Além disso, a pele é o orgão mais extenso do corpo humano e é muito importante no controle da temperatura e retenção de líquidos.
A definição de queimadura é bem ampla, porém, basicamente , é a lesão causada pela ação direta ou indireta produzida pelo calor no corpo.
A sua manifestação varia desde uma pequena bolha (flictena) até formes mais graves capazes de desencadear respostas sistêmicas proporcionais à gravidade de lesão e sua respectiva extensão.

As Queimaduras são Classificadas de acordo com:
-O agente causal
-A profundidade
-A extensão (área corpórea atingida)

De acordo com o Agente Causador, a queimadura pode ser:
1. TÉRMICA (provocada por calor, líquidos quentes, objetos aquecidos vapor).
2. QUÍMICA (provocada por ácidos e bases).
3. ELÉTRICA (quando provocada por raios e corrente elétricas).
4. POR RADIAÇÃO (quando provocada por radiação nuclear).
Para se classificar a queimadura de acordo com a sua extensão existem vários métodos, porém seu aprendizado requer muita prática. Para o socorrista é suficiente observar que quanto maior a extensão da queimadura maior risco de vida vítima estará correndo.
Quando à profundidade da queimadura (número de camadas de pele atingidas):

1. PRIMEIRO GRAU: Atinge somente epiderme. Nessa queimadura, a pele apresenta-se e hiperemia (avermelhada), edemaciada (inchada) e há ardor no local dessa queimadura.

2. SEGUNDO GRAU: Atinge a epidermia estendendo-se até a derme.Caracteriza-se pela presença da flictenas (bolhas). A vítima também apresenta dor local.

3. TERCEIRO GRAU: Atinge todas as camadas da pele e hipoderme. considerada grave pois pode provocar lesões que vão desde músculos até ossos Caracteriza-se por apresentar coloração escura ou esbranquiçada, uma lesão seca dura e indolor.
4. QUARTO GRAU: É quando tem a carbonização total.

OBS: A queimadura não é obrigatóriamente uniforme! Podem ocorrer nos diversos graus e ao mesmo tempo.

PRIMEIROS SOCORROS EM QUEIMADURAS:
- Interrompa imediatamente o efeito do calor (utilize água fria, não use água gelada, ou utilize um lençol para apagar as chamas no corpo da vítima).
- Em caso de acidentes com queimaduras promovidas por corrente elétrica, não toque na vítima até que se desligue a energia. Tome cuidado com os fios soltos água no chão.
- Para vítimas de corrente elétrica, observe se há parada respiratória, em caso afirmativo proceda com a respiração de socorro. Transporte imediatamente à vítima para o hospital.
- Faça a avaliação primária da vítima. Identifique qual o tipo, grau e extensão da queimadura.
A queimadura é uma lesão estéril, por isso tenha cuidado ao manuseá-la e evite ao máximo contaminá-la.
- Retire pulseiras, jóias, relógios, roupas que não estejam grudadas na pele da vítima.
- Caso a queimadura seja de 1 grau, retire a pessoa do sol, utilize substâncias refrescantes como produtos para aliviar a dor e faça a administração por via oral de líquidos.
- Caso a queimadura seja de 2 ou de 3 graus, lembre-se de cobrir a área queimada com gazes molhadas em soro fisiológico ou água limpa até levar a vítima ao hospital.
- NÃO fure as flictenas (bolhas)
- NÃO utilize manteiga, creme dental, gelo, óleo, banha, café, na queimadura.
- Remova a pessoa para o hospital caso a queimadura seja muito extensa ou seja de 2 a 3 graus.

" Mais do que prestar primeiros socorros em queimaduras é importante prevenir tais acidentes, principalmente nas épocas de festas populares e festejo juninos, épocas nas quais é evidenciado um aumento na incidência de número de queimados"

Nenhum comentário: